Grupos de percussão

“É tão bom tocar Bombo”

A vida e o ritmo

O ritmo é vida, é o tic-tac do relógio, é o som da sístole e da diástole do nosso coração, é o som das trovoadas que anunciam a chuva, que mata a sede da terra e abre as veias dos poços, é o som seco da pancada no peito a celebrar vitória ou a marcar o passo compassado para a batalha, é sangue que inunda as peles quando os calos rebentam, é o convite à festa, é uma comunicação simples, direta, que vai longe… enfim, simplesmente, é corpo e vida. 

Disse-nos um amigo… quando oiço os bombos… simplesmente, vou atrás. Os bombos ligam-nos à terra, estão na raiz do que somos, fazem parte da nossa identidade nacional. O Homem e o Bombo, o movimento e o som, a força e o sangue, a côr e a alegria… É a síntese… da vida e da festa.

Os Bombos saem às ruas da cidade e passam no meio das pessoas que aplaudem, emocionam-se, alegram-se, admiram-se e tremem, porque o som a isso as convida.

Bombos na escola:

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Colégio N. Senhora das Graças

Espaço Sondart

Escola a bombar (Amares)

Didalvi (Barcelos)

Jardim de Infância de Esporões

Eb1 de Real

Eb1 de S. João do Souto

Esprominho

Tambombo (Palmeira)

Eb1 das Parretas

Escola de Ponte da Barca

Edifcacoop

Bombart

Cerci Sons

Zés Pereiras (Pedregais)

Os Marias

Taibombar

Associação ida e volta

Tarimba

Os Fujeiras (Duas igrejas)

Professores

Manuel Pinto

Manuel Pinto

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Músico 

Artista Independente. 

Professor de música tradicional 

Aulas de cavaquinho, percussão, gaita-de-foles, etc. Grupo e individual. 

Professor – Artes Performativas 

AECS – 1º Ciclo, em várias escolas. 

Formador Artístico 

Workshops e oficinas de instrumentos tradicionais. Ensaiador de vários grupos/associações. 

Facilitador em projeto Erasmus + 

Minho’s Culture Youth Exchange | Braga, Portugal. 12/11/2019 – 19/11/2019. 

Colaborador na construção de instrumentos de percussão tradicional 

Oficina da Música Sond’Art. 

Pedro Barbosa

Pedro Barbosa

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Em 1997 iniciou os seus estudos musicais na Guitarra Clássica com o professor José Rêgo.

Em 1998, com o professor Manuel Afonso estudou Órgão e em 1999 começou os estudos em Piano.

Em 2001, após vários anos a estudar Guitarra Clássica, começou a ter aulas de Guitarra Elétrica com o professor Ricardo Coelho.

Em 2004 passou a ter aulas com o professor Gonçalo Guedes.

Em 2010, teve aulas de bateria com o professor Koen Van Esch e participou em workshops com vários bateristas, como Pedro Silva, Speedy, Diogo P., tec.

Em 2013, teve formação de Produção Musical com o professor Vitor Neves.

Hoje, além de professor e músico, é atualmente produtor musical e técnico de som.

Mário Talaia

Mário Talaia

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Nasceu em 1989, no seio de uma família com fortíssimas tradições culturais populares e etnográficas.

1991 – Esta forte ligação à tradição e à cultura popular faz com que aos 2 anos de idade inicie a sua actividade cultural e musical ao entrar no rancho acompanhando os seus pais em inúmeras actuações no nosso país.

1995 – Começa a tocar cavaquinho no Rancho de Adaúfe com 6 anos e a acompanhar as cantadeiras minhotas nas polifonias populares adquirindo um vasto reportório tradicional do Cancioneiro Minhoto. 

2000 – Com 11 anos inicia o seu percurso no mundo da Percussão Tradicional Portuguesa, integrando, desde a sua fundação, o Projecto Tambombo, na Escola EB 2 e 3 de Palmeira. Tem formação ao longo dos anos com Percussionistas como  Pedro Silva (Pita), Pedro Lima (Pima), Filipe Oliveira (Pi), Domingos Mendes, Vitor Silva e Rui Rodrigues, e aprende a construir instrumentos de percussão na Oficina da Escola de Palmeira.

Passados 2 anos começa a coordenar os grupos que foram nascendo por toda a cidade em ensaios e actuações;

2006 – Inicia o percurso de formador e responsável pelo  grupo de percussão do colégio D. Pedro V em Braga;

2008 – Começa o seu percurso profissional ligado à construção de instrumentos de percussão e formação musical  Oficina da Música Sond’Art;

2015 – Tira o curso de Formação de Formadores e é o Coordenador responsável pela formação em Percussão da Sond’art.

2020 – Retoma a formação musical em Cavaquinho com o Músico Paulo Rocha e integra o Projeto Cavaquinho na Escola onde é formador em várias Escolas do 1ºCiclo.

Ao longo de 20 anos do seu percurso como músico, coordenador de grupos, percussionista, nunca abandona o Rancho de Adaúfe, onde ainda permanece a executar várias funções.

Desde a fundação do Tambombo, em 2000, tem-se mantido na Coordenação do Projeto. Passou ainda pela Equipa Espiral, Associação 4º Tempo e Associação Bombos com Alma. Colabora com outros grupos enquanto músico convidado e  coordena a formação musical, desde a sua fundação, com a Associação Cultural Bombar’t;

Andrés Vilán

Andrés Vilán

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Andrés Vilán, nascido em Arcade (Soutomaior) em 1978, introduz-se na percussão tradicional galega, de uma forma totalmente autodidacta, em 1988. Posteriormente continua a sua formação em todo tipo de percussões (folk, flamenga, afrocubana, árabe, classica…) e bateria, com a frequência de diferentes cursos e Master Classes.

Dentro da musica tradicional e folk, trabalha com os mais importantes gaiteiros da Galiza, como Marcos Campos, Pablo Carpinteiro, Iván Costa, Pedro Fariñas, Edelmiro Fernández, Paulo Gonçalves, Oscar Ibánez, Álvaro Novegil, CristianSilva, Pepe Vaamonde ou Xaquín Xesteira, assim como com algúns dos mais prestigiados gaiteiros europeus, como Patrick Molard, Jonh McSerry, Diarmaid Moynihan ou Ventuzy Andonov.

É um dos percussionistas mais premiados nos últimos vinte e cinco anos na Galiza, onde obtém sempre os primeiros prémios nos principais concursos de música tradicional, como o Concurso Regional de Gaitas de Ponteareas, o Memorial Ricardo Portela, o Memorial Manuel Villanueva, o Concurso de Música Tradicional Avelino Cachafeiro, o Concurso de Musica Tradicional Ricardo Portela – O Gaiteiro de Viascón ou o Memorial Texo, e ganha o prémio do melhor percussionista em todos eles para esta categoria. Posteriormente participa como jurado em muitos destes concursos.

No âmbito da docência conta com vinte anos de ensino como professor de percussão em diferentes centros educativos, escolas com mais de seiscentos alunos.

Actualmente trabalha como músico freelance e aulas de percussão em diversas escolas da Galiza e Portugal, assim como em diferentes curso e Master Classes. 

Pedro Oliveira

Pedro Oliveira

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Inicia o seu percurso musical em 1998 como autodidata e em 1999 dá o primeiro concerto. Posteriormente, estuda bateria e percussão com o professor José Pérez e frequenta a Escola de Jazz do Porto.

Licenciado em Música, variante de Música Eletrónica e Produção Musical na Escola Superior de Artes Aplicadas de
Castelo Branco.

Tem colaborado e gravado com projetos multifacetados e de várias vertentes artísticas como ElRupe, Índigo Quintet,
Unsafe Space Garden,Dada Garbeck,Hot Air Balloon,Mods colective,Sandy Kilpatrick,Mister Roland,Gnomon, Xícara,
entre outros.

Em teatro musicou produções com as Comédias do Minho, Teatro da Didascália, Companhia de Teatro de Braga e Jangada Teatro.

É requisitado para participar em projetos artísticos que envolvem comunidades com Onda Amarela, Outra Voz e Caisa.

É baterista e percussionista de sessão ao vivo e em estúdio.

Leciona bateria e expressão rítmica nos distritos do Porto e Braga e tem estado ligado a conceitos musicais que utilizam sonoridades tradicionais portuguesas e no ensino da percussão tradicional dando formação, workshops, oficinas criativas e na criação de música e performances para percussão.

 

 

 

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