Consultoria

Consultoria à criação, coordenação e gestão de grupos

A organização interna, a coordenação, o planeamento das atividades, a administração dos recursos, a gestão dos orçamentos, a busca de financiamentos e a definição dos objetivos, metas e finalidades, são tarefas fundamentais e exigentes para a existência de um trabalho associativo. A Consultoria aos Grupos e Associações pretende ser um espaço de formação para todos os elementos associados, apontando estratégias, delineando tarefas e projetos, ajudando a descobrir fragilidades e a resolver problemas que possam surgir. A Consultoria é uma ajuda subsidiária à coordenação das atividades do grupo.

A ajuda subsidiária será dada de acordo com as necessidades do grupo, segundo o modelo pedagogia da Educação Ativa:

1º- Onde estamos? Momento da Síncrese – O conhecimento da realidade aparece disperso. As pessoas do grupo fazem o levantamento da realidade e dos vários desafios e interrogações colocadas individualmente e ao grupo. 

2º- Para onde queremos ir? Momento de análise da realidade – Articulação do conhecimento: criação de objetivos, metas, planos, estratégias, contagem de recursos materiais e humanos, etc.

3º- que fazer? Como fazer? Momento da Síntese – O conhecimento é real, concreto, realização de Ações concertas. As ações realizam a transformação da realidade. 

4º- Como poderemos melhorar o que fizemos? Momento de Avaliação. – É o momento de revisão de todo o processo pedagogico e de aferição das ações a corrigir para voltar a agir.

Em síntese : AÇÃO-REFLEXÃO-AÇÃO…

Este processo pedagógico é sempre realizado em GRUPO com vista à transformação da realidade, da pessoa e sociedade.

Gestão

Como se faz a administração financeira de um grupo? Quem deverá fazer parte da equipe de gestão? Quais as competências da equipa de gestão? O que é um orçamento? Onde estão as mais valias de um grupo? Como procurar financiamentos para sustentar um grupo? Como evitar maus contratos? O que é essencial e o que é supérfulo e acessório? O que é um regulamento do grupo? Como fazer um regulamento?

Dinâmicas de grupo

Quem coordena uma reunião ou um ensaio? Quais as melhores estratégias para coordenar um trabalho? Que dinâmicas aplicar num grupo numeroso? Como motivar para uma atividade ou para a aprendizagem? O que é a Pedagogia Ativa? Que dinâmicas utilizar na Pedagogia Ativa?

Relações humanas

Onde há pessoas, há conflitos e surgem problemas. Como ultrapassar as dificuldades de relacionamento? O que é um conflito? Quando podem surgir os conflitos? Quem poderá ajudar a resolver os problemas? Quais as dinâmicas de conciliação que conhecemos?

As relações humanas são fundamentais para a existência dos grupos e a manutenção dos mesmos. Por isso, há necessidade de haver um espaço de reflexão sobre as relações humanas.

Coordenação

O que é o coordenador? Quais as qualidades que um coordenador precisa de ter? Como se elege um coordenador? Quais os defeitos admissíveis em quem coordena?

Que os modelos de coordenação conhecemos?

Para evitar que um grupo fique sem rumo, ou submetido a um ditador é necessário haver uma reflexão séria de todos os elementos do grupo sobre os modelos de coordenação.

ANOS

Grupos

Instrumentos

Alunos

Localizações